07 - Sistema de luta

Ir em baixo

07 - Sistema de luta Empty 07 - Sistema de luta

Mensagem por Narrador em Ter 14 Jan 2014, 2:19 pm

Teoria:
Luta é quando 2 personagens ou mais entram em combate;
Pode-se haver mais de 2 "pólos" nas lutas, por exemplo, uma luta com três combatentes onde cada um deles está por sí;

Preparação
O narrador da luta deve explicar aos combatentes o cenário onde se encontram com o máximo de detalhes possíveis.
E preparar a "Grade de Turnos".
Cada jogador deverá criar um tópico na sessão "Deck", onde ele usará o código [hide] para que ninguém veja sua postagem, lá ele colocará quais cartas usará na luta, sendo que pode escolher no máximo 40 cartas. E em seguida ele deve clicar em 'responder' ou 'postreply' e  'lançar o dado' Deck 5 vezes para saber quais cartas poderá usar na luta. Após todos os lutadores fazerem isso o narrador permitirá o inicio da luta. 

A Luta
A luta funciona na mistura de turnos/ação-reação/interpretação lógica/sorte. Seguindo a "Grade de Turnos", o combatente pode realizar um numero limitado de "Ações" na vez dele. "Ações" Incluem:
-Ataque Normal [Atacar com ou sem armas, utilizando ATQ. Pode falhar, ou dar dano crítico.];
-Uso de Técnicas [Fazer técnicas utilizando Magia e Cartas pra atacar, defender, efeitos especiais e etc. Infalível, mas nunca há dano crítico];
-Movimento dentro do campo de batalha [Coisas como tomar distancia, aproximar, esconder];
-Contra-ataque [Defender-se de um ataque usando outro mais forte];
-Uso de Ítens [é como o nome diz];
-Fugir da luta [explicado adiante];
-Recuperação[recuperar 30% do ATQ, DEF, Magia e/ou AGL].
Algumas dessas "Ações" geram "Reações". Quando um combatente é alvo de alguma "Ação", mesmo que não seja turno dele, ele é obrigado a realizar um movimento, ou seja, a "Reação". Reações incluem Defesa e Esquiva.
A "Interpretação lógica" da o sabor especial na luta. Antes de agir/reagir deve-se sempre observar cautelosamente a situação, levando em conta:
-Objetos do Cenário: Você não pode "esconder atrás da moita" se o narrador não citou moitas no cenário;
-Físico dos Adversários: Você não pode "prender o inimigo pelo rabo" se ele não tem um;
-Distância entre pontos: Você não pode realizar um "golpe de espada" à longa distância.
O narrador também tem um papel importante na "Interpretação Lógica". Ele deve dizer quando há alterações no campo de batalha [quando algum impacto derruba alguma parede, ou faz arrombos no chão]. E também decide coisas mais delicadas como quando o braço de alguém foi arrancado, ou quando a arma de alguém voou pra longe.
Já a sorte envolve o uso dos dados pra criar o efeito "aleatório do destino", onde tudo pode estar perfeito, é seu turno, o inimigo está imobilizado, mas seu canhão falha no último instante.

Usamos o Dado de 12 faces:
ATAQUE:
1: Falha (ATQ=0)
12: Crítico (ATQx2)
2~11: Normal

DEFESA:
1: Falha (DEF=0)
12: Sobre Defesa (DEFx2)
2~11: Normal

ESQUIVA (longa distância):
1~6: Falha
7~12: Normal

ESQUIVA (média distância):
1~8: Falha
9~12: Normal

ESQUIVA (curta distância):
1~10: Falha
11 e 12: Normal

Fim
A luta acaba com um das seguintes condições:
-Nocaute: Se a Vida de todos os combatentes inimigos chegar a zero;
-Fuga: Se os adversários fugirem da luta;
-Rendição: Se o adversário pedir arrego, e você aceitar.
Obs: No caso de nocaute, o nocauteado pode ter seus ítens saqueados, e sua vida também.
Após o fim da luta, o Narrador deve colher os dados necessários para calcular a experiência e parâmetros ganhos pelos combatentes. Mesmo os nocauteados, fujões e desistentes ganham.
O Vencedor da luta, em caso de Nocaute pode jogar o dado 'Finalizar' para tentar destruir o oponente com um ultimo ataque, caso o oponente seja destruído ele ganhará a carta de seu monstro/classe, porém essa carta não é comum, com ela o vencedor pode invocar o oponente derrotado em outras lutas.
Mesmo se ele não for destruído, e estiver Nocauteado (exceto em lutas amistosas) o vencedor deverá postar no tópico do Deck do adversário e jogar o dado "Deck" o número que sair nos dados é o número de cartas que ele poderá saquear do inimigo.
Em caso de vitória de qualquer tipo (Nocaute, fuga ou rendição) o vencedor jogará um dado especial que lhe dará uma carta ou um ítem.
Existem vários tipos de dados, cada dado tem uma valor que varia de -11 a +11, esse valor indica a diferença de nível entre os lutadores.
Cada um deles dá prêmios diferentes, sendo o -11 o com prêmios piores (já que representa da vitória de um nível 12 sobre um nível 1) e o +11 o com prêmios mais raros (já que representa a vitória de um nível 1 sobre um nível 12, algo quase impossível de acontecer!)

Grade de Turnos:
Não consigo explicar, só através do exemplo:
"A tem 50 AGL
B tem 100.
Pega quem tem mais AGL e começa.
A cada post, perde-se uma quantia de AGL correspondente ao cara mais lerdo, ou seja, 50. A posta primeiro, e fica com 50. B se move e fica com 0. Depois A se move e fica com 0. Como ambos chegaram a 0, a rodada acaba. Depois disso restaura todo o AGL e o ciclo recomeça. Resumindo, seria: A-B-A-A-B-A-A-B-..." (os cálculos são virtuais, não se perde AGL na prática)
Agora um exemplo com números mais "quebrados" e mais combatentes: A=99 AGL, B=47 AGL e C=82 AGL.
A--B--C--
99-47-82: [A-C-B] Aquele que possui menos AGL será sempre o último, e só terá um movimento por rodada;
52-00-35: [A] A consegue mais um movimento, mas C não possui AGL suficiente, então estaca;
05-00-35: ninguém pode se mover, fim da rodada;
104-47-117: [C-A-B] Pra próxima rodada, restaura o AGL somando ao que sobrou, e assim por diante:
57-0-70: [C-A]
10-0-23: fim da segunda rodada, e por aí vai...
Neste caso, não obtemos uma sequencia. Não é lá muito fácil ou gostoso calcular a ordem dos turnos, mas deve ter dado pra perceber que ter o menor AGL entre os combatentes não é boa coisa; claro você pode compensar com poder de luta, você decide como lidar.

*Fuga
Para fugir é necessário ter mais AGL que o adversário. Em caso de lutas em grupo, compara-se a média do AGL dos combatentes. Só se pode fugir de NPCs.

*Posição no campo de batalha
É pra generalizar ao invés de usar distâncias precisas em metros e tal. São Curta, Média e Longa distancia. Então assume-se que Curta distância é um raio de 2m a 0m de distância. Média é de 2m a 15m, e Longa de 15m em frente.

*"Alvos" e "Inutilização"
Atacando um inimigo, deve-se especificar o "alvo", que podem ser: Cabeça, Tronco ou Membros. Não é obrigatório se personagem ter uma forma humanóide, mas essas 3 partes do corpo são elementares.
"Inutilização" é o ato de tornar as partes do corpo digamos, "gravemente feridas". Isso pode acontecer quando certas condições são cumpridas:
Vida menor que 50%: Após perder metade dos pontos de vida, você pode ter seu corpo inutilizado se levar um ataque direto, ou seja, receber um ataque diretamente sem ter feito um movimento defensivo.
Ataque Crítico: Um ataque crítico é capaz de inutilizar as partes de seu corpo independente de defesa ou vida. O melhor a fazer nesse caso é tentar esquivar.
Ataque Crítico direto: Nunca deixe isso acontecer. Se você receber um ataque crítico e não defender, tomá-lo direto, a parte atingida é DESTRUÍDA.
Efeitos da inutilização:
Membros: membros inutilizados perdem a habilidade de se moverem. Membros destruídos, bem, você terá que regenerá-los depois. Pode recuperar os movimentos num hospital ou com itens de cura. Para regenerar deve ir no Templo (é claro que você terá que pagar pelos serviços).
Tronco: o tronco não é realmente inutilizado, mas se o tronco for destruído, e você tiver mais de 50% de Vida, você perde o movimento de todos seus membros, se tornando presa fácil pro inimigo. Se o tronco for destruído, e você tiver menos de 50% de Vida... você perde a luta, pois será destruído
Cabeça: cabeça também não se inutiliza realmente, você só desmaia por 1 turno, sem poder se mexer. Se a cabeça for destruída, adios muchacho.

Usando Cartas!
Para usar as cartas você deve gastar um valor fixo de 50 pontos de Magia por carta. E seguir suas regras comuns (vide abaixo) ou específicas (vide na carta)
_Cartas de monstros NPC's:
Se você ganhou uma carta de monstro ou comprou uma que foi ganhada nos dados ou do Deck do adversário você poderá usá-las como cartas de monstros NPC's, ou seja monstros que você controlará! Os monstros NPC's tem parâmetros fixos, ou seja, seu ataque e defesa são os valores presentes na carta, sua agilidade é a média entre eles, seu efeitos funcionarão normalmente e serão destruídos caso recebam um ataque maior que seu ataque ou defesa (dependendo a situação). Vamos as situações:
_Monstro em modo de defesa:
Ao deixar o monstro em posição defensiva ele irá te proteger dos ataque, seu poder defensivo é constante, não precisará jogar os dados pois sua defesa sempre funciona. Porém se recebem um ataque mais forte que sua defesa será destruído.
_Monstro em modo de ataque:
Ao deixar o monstro em posição de ataque ele poderá atacar no seu lugar, seu poder de ataque é sempre constante, não precisará jogar os dados pois seu ataque sempre funciona. Porém se receber um ataque ou contra-ataque mais forte que seu próprio ataque será destruído e a diferença será retirada de seus pontos de Vida.
_Monstro 'virado pra baixo':
Como as cartas não 'existem' no lugar de 'virado pra baixo' usaremos o termo 'Oculto'. Ele seguirá as regras acima normalmente porém o adversário não saberá quantos pontos de atq. ou def. ele tem.

_Cartas de monstros 'especiais' ou de jogadores:
Essas cartas são raras, por isso ficarão na sessão Itens e não junta as outras cartas. Essas são as cartas que você ganha quando derrota outro jogador. Essa carta não invoca um NPC, mas o jogador derrotado, dessa forma ele lutará ao seu lado (porem ele pode te trair, cuidado!).
Obs.: Não podera ser invocado como 'oculto'.
Caso você tenha destruído o jogador ou ele tenha sido destruído por outros você invocará um NPC, porém não será um NPC comum, ele terá os parâmetros que tinha antes de ser destruído (mas deverá seguir as regras de NPC).

_Cartas mágicas e armadilhas:
As cartas mágicas são usadas como técnicas ou magias mesmo (dã). Basicamente você usa a magia e ele acontece, pura e simplesmente, caso seja uma carta "contínua" você gasta 50 pontos para usá-la e mais 25 por rodada que ele ficar ativa (você poderá cancelá-la quando quiser).
As armadilhas seguem as mesmas regras, porém devem ser jogadas em 'modo oculto' onde o inimigo sabe que você está preparando um magia ou armadilha, mas só saberá o que é quando você ativá-las ou se usar alguma magia para ver suas 'cartas'...

Mas como é que o inimigo não vai saber qual carta eu usei?
Bem, para isso exite o tópico que você criará na sessão "Deck" do fórum, lá todas as mensagens serão escritas em [hide] que as deixa invisíveis, exceto pra você e para quem postar no tópico (no caso só o narrador da luta poderá postar lá, se o adversário postar no seu tópico antes da luta acabar, ele perderá a luta imediatamente por ter trapaceado).
Mais detalhes sobre a sessão Deck no outro tópico.
Narrador
Narrador
Admin
Admin

Mensagens : 170
Data de inscrição : 11/01/2014

Ficha do personagem
Nome do Personagem: Narrador
Tipo: Fera Divina Fera Divina
Atributo: Divino Divino

Ver perfil do usuário http://yugiohem.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum